quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Queijos holandeses


Por Letícia Koeler

A Holanda é famosa pelos canais, tulipas, maconha liberada e mulheres que se oferecem em vitrines na Red Light District. Mas, para quem ama queijo como eu, aquilo é um paraíso! Não, infelizmente eu não estou voltando de viagem. Mas tive a incrível oportunidade de participar de uma degustação de queijos belíssimos da região.

Eram diversos tipos de queijo da casa especializada Henri Willig. Começamos pelo Gouda natural, um dos queijos mais famosos da Holanda, sem nenhum tempero e com gosto cremoso. Partimos para a versão com ervas e alho, um dos mais populares entre os turistas que visitam a Holanda. Delícia!

A surpresa veio com o queijo pesto, verde e incrivelmente saboroso! A versão com pimenta também não ficou atrás e deve ficar uma delícia na preparação de pratos e sanduíches como hambúrguer, por exemplo. Para quem gosta de comida picante, o Hot & Spicy encanta pelo ardor propiciado pela pimenta jalapeño.

A versão “velha” do gouda natural, que amadurece por uns quatro meses, tem um gosto mais acentuado do que o natural. Já o chamado Baby Gouda é ideal para comer com a mostarda de mel, outra delícia holandesa. Tudo divino.

As versões defumadas também são deliciosas. O gouda defumado tem um sabor único e está entre os mais vendidos. Outra delícia é o queijo de cabra defumado. Agora, é voltar para o meu – não menos saboroso – queijo de búfala e encarar a esteira. Que venham outras degustações!

Nenhum comentário: