sábado, 29 de outubro de 2011

Uma tarde no Fifteen



Por Ticiana Azevedo

Estava há um tempão em dívida comigo mesma, porque da última vez que tinha ido a Londres, em 2007, vasculhei vários restaurantes, mas acabei deixando pra lá, mais uma vez, o Jamie Oliver. Agora mais influenciada pelo carisma do inglesinho, que tem me acompanhado na esteira de corrida, decidi que dessa viagem não passaria. Embora minhas amigas com um pezinho em Londres tenham me sugerido filiais da rede Jamie's Italian, parti para o Fifteen, o início de tudo, para um almoço tranquilo de domingo. Como Londres parece estar em "liquidação" para brasileiros, logo que me sentei identifiquei uma mesa barulhenta falando português do Brasil.
O restaurante tem esse nome porque começou com 15 jovens aprendizes. Depois abriu filiais em Amsterdam e na Cornuália. Jamie tem desde 2002 um programa de aprendizado para jovens entre 18 e 24 anos. Todo o lucro do Fifteen vai para uma instituição de caridade, a Jamie Oliver Foundation), cuja missão é educar e capacitar jovens para "amar e desfrutar de boa comida".
Essa introdução, se não serve para abrir o apetite, pelo menos abre a mente para as boas intenções do ruivinho. Meu almoço, que custou mais barato do que a corrida de táxi do hotel em Cadogans Gardens até lá, começou com uma copiosa salada com tenra mozzarella di bufala regada a balsâmico e extra virgem de primeira. Deve ter havido alguma linha cruzada, porque pedi fillet of sea trout (não é truta?!) como prato principal e recebi salmão. Será que a simpática aprendiz me preveniu e a explicação me escapou? Pode ser. Nada contra salmão, mas é que eu mesma faço um divino, modéstia à parte!
Para compensar, a sobremesa foi uma experiência simples e inesquecível, que tento reproduzir sempre que posso, de modo simplificado, aqui no Rio. A Fifteen's Eton mess(foto), é literalmente uma mess de morangos maravilhosos, mascarpone e outras coisas que não consigo descobrir porque até agora não fui capaz de reproduzir aquele inesquecível sabor.
A casa do Jamie Oliver oferece produtos frescos e de ótima qualidade. Não duvido que ele trabalhe com os melhores fornecedores do Reino Unido e Itália. Mas o melhor de tudo é a inspiração que esse rapaz oferece.

Nenhum comentário: